(ENEM 2019) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento. Para seu cálculo, são levados em consideração a expectativa de vida ao nascer, tempo de escolaridade e renda per capita, entre outros.
(ENEM 2019) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento. Para seu cálculo, são levados em consideração a expectativa de vida ao nascer, tempo de escolaridade e renda per capita, entre outros. O menor valor deste índice é zero e o maior é um. Cinco países foram avaliados e obtiveram os seguintes índices de desenvolvimento humano: o primeiro país recebeu um valor X, o segundo √X, o terceiro X1/3 , o quarto X² e o último X³. Nenhum desses países zerou ou atingiu o índice máximo.
Qual desses países obteve o maior IDH?
A) O primeiro.
B) O segundo.
C) O terceiro.
D) O quarto.
E) O quinto.
Solução: questão interessante sobre potenciação e radiciação. É importante estar atento ao fato de que o índice é um número compreendido entre 0 e 1. Veja o que acontece por exemplo com o número 0,125 = 1/8 quando é elevado ao quadrado ou tiramos sua raiz quadrada ou raiz cúbica.
(1/8) ² = 1/64
Elevar 1/8 ao quadrado deu resultado 1/64, ou seja, o resultado diminuiu.
√(1/8) = (1/8)1/2 = 1/4
Tirar a raiz quadrada de 1/8 deu resultado 1/4, ou seja, o resultado aumentou.
Raiz cúbica de (1/8) = (1/8)1/3 = 1/2
Tirar a raiz cúbica de 1/8 deu resultado 1/2, ou seja, o resultado aumentou e foi maior que o resultado da raiz quadrada.
Precisamos estar atentos para isto na hora da resolução. Quanto menor for o expoente, maior será o resultado final. Queremos buscar o X que está elevado ao menor expoente, pois o objetivo da questão é identificar o país que possui o maior IDH.
(1.º País) X = X¹
(2.º País) √X = X1/2
(3.º País) X1/3
(4.º País) X²
(5.º País) X³
Podemos perceber que o país que possui o menor expoente é o terceiro, logo o seu resultado será o de maior IDH.
Alternativa correta é a letra C.
Um forte abraço e bons estudos.