(ENEM 2020 Reaplicação) Para um docente estrangeiro trabalhar no Brasil, ele necessita validar o seu diploma junto ao Ministério da Educação. Num determinado ano, somente para estrangeiros que trabalharão em universidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foram validados os diplomas de 402 docentes estrangeiros. Na tabela, está representada a distribuição desses docentes estrangeiros, por países de origem, para cada um dos dois estados.


A probabilidade de se escolher, aleatoriamente, um docente espanhol, sabendo-se que ele trabalha em uma universidade do estado de São Paulo é

a) 60/402
b) 60/239
c) 60/100
d) 100/239
e) 279/402

Solução: nesta questão de probabilidade do ENEM 2020 (Reaplicação/PPL) é necessário ler com calma o enunciado e interpretar dados em uma tabela.  Devemos ter cuidado para não cair em uma "pegadinha".  

A probabilidade tem fórmula P = E/, onde:

E = quantidade de elementos no conjunto evento esperado;
U = quantidade de elementos no conjunto universo.

O objetivo da questão é calcular a probabilidade de se escolher um docente espanhol, dentre aqueles que trabalham em universidades do Estado de São Paulo.   Docente espanhol é aquele que tem como país de origem a Espanha.  Atenção, pois docentes cubanos, venezuelanos e argentinos não fazem parte desse conjunto esperado.

Repare na tabela a seguir os conjuntos que nos interessam para fins de cálculo da probabilidade.


Aplicando a fórmula:   P = E/U = 60/239. 

Alternativa correta é a letra b).

Aproveite e continue praticando com uma lista de exercícios resolvidos de probabilidade.

Um forte abraço e bons estudos.